Provavelmente você já ouviu aquela frase: “a primeira impressão é a que fica”, por isso, você só terá uma chance de causar essa primeira impressão. > CAPRICHA ;)
São coisas simples e práticas, mas que vão te trazer
resultados de maneira mais rápida, principalmente se você estiver no início da
carreira.
As empresas geralmente contratam mais pela sua capacidade de
aprendizado, e interesse em aprender coisas novas, do que pela sua experiência
de mercado e conhecimento já obtido anteriormente. É importante observar também
a cultura da empresa, às vezes você não se encaixa naquela cultura, ou em
outras, suas características são tão valorizadas pela cultura da empresa que você
se encaixa perfeitamente, e já é considerado funcionário logo de cara.
Lembre-se, você sempre será avaliado pelo seu comportamento!
No início é sempre cheio de muita informação, pessoas novas,
familiarização, rotinas, processos, adaptações... enfim! > VOCÊ CONSEGUE!!!
Vamos começar pelo começo! E o começo é quando você chega na empresa. Nada mais decepcionante, esperar pelo colaborador novo, e ele se atrasar no primeiro dia. A primeira impressão que ficará será o descomprometimento. Por isso seja pontual, se programe para sair de casa mais cedo pois imprevistos podem acontecer, esteja preparado. Se você estiver em São Paulo então, iiiiiihhhhh, pode ter greve, metrô parado, trânsito devido a acidentes... (uma infinidade de coisas pode atrasar seu trajeto).
Uma vez na empresa, preze sempre pela boa educação, pode
parecer chato ter que falar isso, mas é muito comum a pessoa acreditar que já
foi contratada, e relaxar nos seus modos de educação, ou às vezes muito tímida
e ter vergonha de se apresentar aos demais. Além dos modos de educação básica,
observe a cultura da empresa, veja se ela procura mais formalidade, ou é uma
empresa mais informal, e se adapte de acordo com a empresa o mais rápido
possível.
Após apresentado o que precisa ser feito, é natural que
existam dúvidas por isso anote as respostas para não ter que perguntar várias
vezes a mesma coisa.
Caso identifique um problema, procure uma solução e apresente-a
junto com o problema. Isso vale ouro para os gestores! Além de mostrar que você
está interessado e comprometido com a empresa, está colaborando com soluções
para problemas.
É sempre válido apostar em novas conexões no ambiente de
trabalho. Afinal, bons relacionamentos e conexões são importantes para o
desenvolvimento pessoal e profissional, e espírito de equipe. Já ouviu a
expressão: “comer no cocho diferente”? A hora dos intervalos, ou almoço, é um
momento em que você tem mais contato com seus colegas de trabalho, e podem
falar de diversos assuntos, uma ótima oportunidade de fazer novas amizades.
Procure sempre que possível alternar as pessoas com quem você compartilha esse
horário, os benefícios são enormes.
O seu comportamento no início de sua contratação, será
sempre o jeito pelo qual você será lembrado. Seja sempre proativo, não fique
parado, quando estiver ocioso ofereça ajuda a um colega de trabalho, ou procure
um gestor.
O feedback vai te
ajudar muito ao longo de toda a sua jornada, aprenda sempre a ouvir as pessoas
mais experientes.
Boa sorte e SUCESSO!
Att.: Bruno Teixeira
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