Como Começar Bem no Trabalho: Dicas Práticas para o Início de Carreira


Provavelmente você já ouviu aquela frase: “a primeira impressão é a que fica”, por isso, você só terá uma chance de causar essa primeira impressão. > CAPRICHA ;)

São coisas simples e práticas, mas que vão te trazer resultados de maneira mais rápida, principalmente se você estiver no início da carreira.

As empresas geralmente contratam mais pela sua capacidade de aprendizado, e interesse em aprender coisas novas, do que pela sua experiência de mercado e conhecimento já obtido anteriormente. É importante observar também a cultura da empresa, às vezes você não se encaixa naquela cultura, ou em outras, suas características são tão valorizadas pela cultura da empresa que você se encaixa perfeitamente, e já é considerado funcionário logo de cara.

Lembre-se, você sempre será avaliado pelo seu comportamento!

No início é sempre cheio de muita informação, pessoas novas, familiarização, rotinas, processos, adaptações... enfim!  > VOCÊ CONSEGUE!!!

Vamos começar pelo começo! E o começo é quando você chega na empresa. Nada mais decepcionante, esperar pelo colaborador novo, e ele se atrasar no primeiro dia. A primeira impressão que ficará será o descomprometimento. Por isso seja pontual, se programe para sair de casa mais cedo pois imprevistos podem acontecer, esteja preparado. Se você estiver em São Paulo então, iiiiiihhhhh, pode ter greve, metrô parado, trânsito devido a acidentes... (uma infinidade de coisas pode atrasar seu trajeto).

Uma vez na empresa, preze sempre pela boa educação, pode parecer chato ter que falar isso, mas é muito comum a pessoa acreditar que já foi contratada, e relaxar nos seus modos de educação, ou às vezes muito tímida e ter vergonha de se apresentar aos demais. Além dos modos de educação básica, observe a cultura da empresa, veja se ela procura mais formalidade, ou é uma empresa mais informal, e se adapte de acordo com a empresa o mais rápido possível.

Após apresentado o que precisa ser feito, é natural que existam dúvidas por isso anote as respostas para não ter que perguntar várias vezes a mesma coisa.

Caso identifique um problema, procure uma solução e apresente-a junto com o problema. Isso vale ouro para os gestores! Além de mostrar que você está interessado e comprometido com a empresa, está colaborando com soluções para problemas.

É sempre válido apostar em novas conexões no ambiente de trabalho. Afinal, bons relacionamentos e conexões são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional, e espírito de equipe. Já ouviu a expressão: “comer no cocho diferente”? A hora dos intervalos, ou almoço, é um momento em que você tem mais contato com seus colegas de trabalho, e podem falar de diversos assuntos, uma ótima oportunidade de fazer novas amizades. Procure sempre que possível alternar as pessoas com quem você compartilha esse horário, os benefícios são enormes.

O seu comportamento no início de sua contratação, será sempre o jeito pelo qual você será lembrado. Seja sempre proativo, não fique parado, quando estiver ocioso ofereça ajuda a um colega de trabalho, ou procure um gestor.

Quando te passarem uma tarefa, alinhe bem o que tem que ser feito, para evitar retrabalhos. Peça um feedback parcial, para ver se está fazendo do jeito que é esperado. Afinal, ninguém vai gostar de receber uma tarefa depois de 1 ou 2 dias de trabalho, e ver que não está do jeito que esperava, e então ter que refazer o trabalho.


O feedback vai te ajudar muito ao longo de toda a sua jornada, aprenda sempre a ouvir as pessoas mais experientes.

Boa sorte e SUCESSO!

Att.: Bruno Teixeira

Comentários